Reforma Curricular

O Projeto “Panorama dos cursos de graduação em engenharia elétrica no Brasil: estado atual e perspectivas para o curso de graduação em engenharia elétrica da UFF” dedica-se a dizer quais os rumos que o ensino de graduação em Engenharia Elétrica vêm tomando no país. Com o uso de ferramentas estatísticas do Excel e Google Docs, além do banco de dados do site do Ministério da Educação, o E-MEC, será realizada pelo PET-Elétrica uma pesquisa estatística nas IES (Instituições de Ensino Superior) de todo o Brasil sobre como o ensino de Engenharia Elétrica é aplicado, sob diversos parâmetros.

O objetivo final é a preparação de um artigo acadêmico discorrendo sobre os pontos observados na pesquisa, que além de servir como meio de divulgação do projeto, também irá embasar e suplementar a vindoura reforma curricular do curso de Engenharia Elétrica da UFF.

O projeto é dividido em três grandes etapas, tendo previsão de término em 2013:

  • Levantamento das grades curriculares dos cursos de graduação em Engenharia Elétrica do Brasil, tendo por objetivo a identificação de tendências em termos de disciplinas oferecidas e habilitações ofertadas;
  • Identificação de tendências do mercado de trabalho em Engenharia Elétrica no Brasil;
  • Indicação de alternativas futuras para o curso de graduação em Engenharia Elétrica da UFF, etapa que condensará os resultados obtidos nas pesquisas realizadas nas etapas anteriores tendo por objetivo a indicação de alternativas futuras para o curso de graduação em Engenharia Elétrica.

 

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